Sabia que seus pensamentos podem afetar sua vida financeira?

Ter uma vida financeira saudável não é fácil, por uma série de motivos. Muita coisa será determinante aqui, como por exemplo, a relação que temos com o dinheiro, os hábitos que criamos ao longo da vida, nossas experiências e também a influência de nossa família.

Esse conjunto de elementos formam o que você pensa sobre o dinheiro e, consequentemente, determinam como você vai gastá-lo ou poupá-lo.

Independentemente de quanto você ganha, é bem possível que você se frustre por nunca ter dinheiro para fazer o que gosta, nenhuma quantia fica no seu bolso, investimento é algo que você só ouviu falar e seu maior pesadelo, é aparecer “transação não autorizada” na maquininha de cartão.

Gastar como se não houvesse amanhã impacta profundamente sua vida financeira, mas a boa notícia é que a psicologia pode ajudar e melhorar suas decisões nesse sentido.

O medo do dinheiro

Não tenha medo, cuidar do próprio dinheiro assusta e ainda é considerado um tabu. Crise financeira, desemprego e inadimplência são muito mais assustadores e, infelizmente, sempre irão existir. O que nos resta é estar preparados para lidar com as adversidades e isso só é possível ao estruturar a sua vida financeira, começando por organizar as coisas na sua mente.

A falta de planejamento é a principal responsável pelo acúmulo de dívidas. Isso, por consequência, causa ansiedade, afinal, estamos falando de uma preocupação com o sustento ou manter uma qualidade de vida em que se está acostumado.

Sem dúvidas, a ansiedade financeira é um dos principais gatilhos que afetam drasticamente a saúde mental. A boa notícia é que tem solução.

Entenda a si mesmo

Antes de mais nada, para tomar melhores decisões financeiras, é preciso entender como você enxerga a sua vida. Faça algumas perguntas a si mesmo, como:

  • O que você espera do seu futuro?
  • Em cinco anos, como você gostaria de estar vivendo? E em 10 anos?
  • Quais suas prioridades?

A mente é seu guia

A psicologia é uma ciência que estuda a mente e o comportamento das pessoas. Unir o comportamento com a maneira com que lida com o dinheiro, ajuda a estudar suas atitudes em relação aos seus gastos, ampliando sua consciência financeira.

O jeito que enxergamos o dinheiro desde a infância determina as crenças do futuro. Para criar hábitos saudáveis de consumo é importante adotar técnicas de economia comportamental, transformando a maneira negativa que você enxerga o dinheiro, planejando e controlando melhor seu orçamento.

Faça uma análise detalhada

É fundamental identificar todos os seus gastos e comparar com o que você ganha por mês. Anotar as despesas, mesmo as mais simples, facilita nessa visualização. Os excessos devem ser abolidos.

Livre-se das dívidas

Um dos passos mais importantes para controlar sua vida financeira é se livrar das dívidas. Sem spoilers, temos um post que detalha como você pode acabar de uma vez por todas com a pilha de boletos, mas o caminho é o seguinte: organização do orçamento, criar a habilidade de vendedor, definir metas e fazer uma autoavaliação.

Pensamento a longo prazo

Entenda o que pode ser melhorado na sua vida financeira agora e trace planos para o que pode ser melhorado no futuro. Com calma, respirando fundo, elabore as ideias na sua cabeça, coloque tudo no papel e depois execute. Calcule os riscos e o que você pode fazer nesse instante para chegar mais perto dos seus sonhos.

Adquira conhecimento

Aprender nunca é demais e conhecimento não se esgota. Quanto mais você entende sobre sua vida financeira, mais certeiras serão suas decisões. Invista em autoconhecimento para compreender seus impulsos e más decisões.

Aprenda a planejar

Tenha uma planilha ou aplicativo de gastos. Isso te ajudará a negociar suas dívidas e encontrar soluções para seus problemas com o dinheiro. Poupar mensalmente, não importa a quantia, vai ser o start necessário para mudar sua vida financeira. Ao fazer isso, o próximo passo é criar uma reserva de emergência para qualquer imprevisto.

Esses passos simples podem ser decisivos para transformar a sua vida financeira e consequentemente sua mentalidade sobre o dinheiro. Nada de ansiedade por conta disso e aprenda a desocupar sua cabeça de problemas financeiros!

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog! A Bomtrato oferece poder de escolha e liberdade para as pessoas. Saiba mais sobre essa alternativa financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *