golpes-precatorio

COMO EVITAR GOLPES DE PRECATÓRIOS?

Entra ano e sai ano, os golpes de precatório e fraudes ficam cada vez mais sofisticados. Infelizmente, a maneira atual de consultar e acompanhar precatórios acaba expondo quem tem um processo em andamento, título expedido e aguarda o pagamento. Se por um lado ela promove transparência, por outro acaba sendo uma oportunidade isca para criminosos.

Isso não tem nada a ver com a venda de precatórios, que é uma forma lícita de cessão de crédito e que pode ajudar muita gente a ter antecipado o dinheiro que irá receber. 

Mas as fraudes acontecem e é importante estar preparado para não cair em armadilhas. Por exemplo, um credor falecido há 30 anos, teve seus documentos falsificados e tentaram burlar o sistema para receber seu pagamento. Isso também já aconteceu com pessoas vivas. 

Existem muitas outras fraudes praticadas no Brasil inteiro e que envolvem a tecnologia, veja a seguir como evitar golpes de precatórios.

Pagamento de taxas para saque de precatório

Com uma ajudinha do mundo virtual, os golpistas contratam empresas de banco de dados, que vendem informações privadas e fornecem o telefone e endereço dos beneficiários de títulos de precatórios. Daí, já é possível imaginar o que acontece… 

Sim, eles entram em contato com as vítimas, preferencialmente idosos, se passando por um assessor do Tribunal, um procurador ou advogado, informam todos os dados relevantes para identificação e cantam a bola: “seu precatório foi liberado”. Depois, passam um outro telefone para que você entre em contato. Mas claro, ao ligar a vítima acaba descobrindo que precisaria pagar algumas taxas para realizar o saque do pagamento – isso não existe! 

Até junho deste ano, várias pessoas de ao menos 11 estados caíram no golpe e não foi possível determinar quanto de dinheiro foi tirado de todas elas. Mas cada uma pode ter perdido entre 2 e 6 mil reais, além de ficarem sem nada do dinheiro prometido.

É preciso cautela

Nenhum advogado ou mesmo um funcionário público da Justiça pode ligar e pedir taxas para liberação ou revisão de precatórios. Para não cair em golpes, esteja atento ao seu processo e sempre consulte o seu precatório no site do Tribunal responsável pela ação. Assim, você saberá com certeza quando o seu pagamento será liberado.

A única maneira de receber o pagamento com antecedência é com a venda de precatório. E nisso nós podemos ajudar, sem cobrar absolutamente nada. Para saber como, entre em contato com nossa equipe.

Caso receba algum tipo de ligação pedindo um adiantamento para resolver a situação do seu precatório, denuncie imediatamente. Se tiver dúvidas, pergunte ao seu advogado de confiança.

Sabemos que a insegurança quanto ao pagamento de precatório existe e o desespero para se ver livre da espera causa ações impulsivas. A pandemia trouxe muitas incertezas e uma crise econômica sem precedentes, mas a melhor solução é fazer a antecipação de recebíveis e realizar a venda de precatório com uma empresa séria que preza pela sua segurança.

Aqui não existe cobrança por avaliação do processo ou do valor a ser recebido. Nós inclusive preferimos que seu advogado acompanhe tudo! Com a Bomtrato você antecipa seus recebíveis de precatórios de forma rápida e muito segura. Converse com nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *