Fraude contra credores de precatórios: Como evitar?

Sim, ainda existe fraude contra credores!

Donos de precatórios não têm descanso. Foram lesados por um órgão público, buscaram o seu direito na Justiça e enfrentaram a demora no andamento do processo e, depois de anos esperando pela decisão, ganharam a causa. Mas ainda precisam esperar a liberação do orçamento público para receber, sem falar na fila de espera. 

Como se isso tudo não fosse suficiente, é preciso estar atento e se proteger, nós vamos te ajudar!

Quem pode ser vítima de fraude

Evidente que golpes contra os órgãos de estados, municípios e da União, são mais raros. Contudo, em 2020, estouraram notícias de ambientes virtuais invadidos por hackers, que atacaram o sistema judicial brasileiro e roubaram informações. 

Especialistas em segurança cibernética afirmam que este foi o maior ataque já sofrido pelo governo brasileiro em termos de impacto. Sendo assim, os dados de donos de precatórios com processos em andamento ou finalizados, têm suas informações mais sigilosas nas mãos de bandidos não estão de brincadeira. 

Além disso, os Tribunais permitem consulta e acompanhamento de processos de precatório pela internet, o que aumenta a exposição de dados dos reclamantes e, consequentemente, a fraude contra credores.

Portanto,  qualquer pessoa que tenha um precatório, é uma potencial vítima de fraude.

Uma quadrilha interestadual de fraude contra credores

Os golpistas podem agir de diversas formas e são bem criativos com as abordagens. Os contatos comuns são por correspondência, e-mail e por telefone, sendo este o mais frequente. 

Geralmente, eles se passam por um funcionário público do Sistema Judiciário para aplicar a fraude contra credores. Como existe a divulgação dos processos e das informações de quem tem um precatório por parte da Justiça, e qualquer pessoa pode consultar, quando os golpistas entram em contato já sabem muita coisa sobre você. 

A tecnologia está para o bem e para o mal. Por isso, infelizmente a fraude contra credores se dá em qualquer lugar do Brasil. Em 2020, ao menos 11 estados brasileiros tiveram vítimas. Não é possível calcular quanto a quadrilha interestadual arrecadou. Em Santa Catarina, por exemplo, foram 20 vítimas, sendo que uma delas teve um prejuízo no valor de um carro popular.

Como funciona a fraude contra credores

Na maioria dos casos relatados, o dono do precatório atende uma ligação e fala com alguém que se passa por um assessor do Tribunal, um procurador ou advogado (na verdade ele é o golpista que orquestra a fraude contra credores). 

Para tornar tudo muito verdadeiro, o farsante informa os principais dados pessoais e do processo, afirmando que o precatório está liberado. Mas, o golpista afirma que para o credor ter acesso ao dinheiro, precisa pagar algumas taxas e que só assim receberá o valor conquistado no processo judicial.

Há também quem proponha que o dono do precatório fure a fila para receber antes o valor, mediante pagamento, claro. Isso não existe, pois a ordem é cronológica e tem regras bem específicas, explicamos como funciona aqui

Para realizar a antecipação de recebíveis, existe uma maneira segura e prevista na lei: a cessão de crédito. Para isso, é importante procurar uma empresa reconhecida e especializada. Você recebe antes, não precisa esperar pelo término do processo ou fila de espera. Sempre desconfie de quem quer tirar seu advogado da jogada!

Na Bomtrato somos especialistas. Tudo é rápido, seguro e de graça! Você não paga nada para ter o seu dinheiro na conta.

Sempre é bom frisar que o Tribunal de Justiça não realiza ligações ou qualquer contato com os credores. Fuja de SMS e e-mail! Por isso é tão importante realizar a consulta do seu processo de precatório. Caso contrário, você fica mais exposto por não saber se de fato foi liberado o pagamento ou a data que poderá receber.

Risco judicial e insegurança sobre veracidade e o prazo de recebimento não existem com a gente. Se você tem uma ação trabalhista ou de precatório em andamento, não precisa mais esperar para receber. Aqui você estará em boas mãos com nosso time de especialistas. Conheça a Bomtrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *