Bomtrato - Aquisição de Créditos Judiciais

Equilíbrio financeiro na advocacia: ações que pode tomar visando 2022

honorários advocatícios

Uma grande parte dos advogados brasileiros são autônomos, o que faz com que o profissional, além de exercer suas atividades jurídicas diárias, acabe necessitando do conhecimento em outras competências administrativas para manter-se financeiramente saudável.

Isso também vale para escritórios de pequeno porte, em que o advogado-gestor ganha um papel ainda mais representativo para o crescimento do negócio.

O aprendizado não jurídico começa a se tornar mais frequente na vida do advogado como líder.

Lidando com o fluxo de caixa

Conseguir ter uma boa visualização e controle das entradas e saídas financeiras do escritório, seja qual for seu porte, é a base para que o lado financeiro do empreendimento esteja minimamente saudável.

A previsibilidade nas finanças pode significar um escritório mais robusto e com mais equilíbrio, podendo abrir espaço para investimentos necessários e atingimento de objetivos como empresa.

O que é praticado por alguns escritórios:

A mistura de contas

É mais frequente em escritórios com pouco tempo de atuação em que ainda não se encontram totalmente estáveis dentro do mercado, o advogado concentra as receitas e transações em uma única conta pessoal ou único cartão de crédito para advogado + empresa.

Com o tempo, esse tipo de prática tende a ficar mais complexa e a visualização isolada de cada gasto começa a ficar mais distante, já não sendo possível mensurar o que o escritório demandou financeiramente ou o que foi tido como gasto pessoal.

A alternativa adequada e que já vem sendo utilizada por alguns escritórios é a separação de contas por completo.

Um bom caminho é estabelecer um pró-labore, salário fixo para os sócios do escritório, caso tenha. Em comum acordo, define as funções que cada sócio exerce, junto com uma pesquisa para entender a base salarial.

A utilização de tecnologia para controle financeiro

É comum que as informações sejam facilmente controladas no início, em que o advogado ainda consegue ter uma boa visualização do que acontece no escritório.

Entretanto, conforme a carteira de clientes começa a ganhar maturidade e as informações começam a ser mais variáveis, os prazos começam a se misturar, cria-se um grande problema de organização de informações, não só financeiras.

A utilização de planilhas e ou softwares começa a ser a melhor solução para um melhor controle contábil. Há escritórios que também optam por terceirizar a contabilidade, tudo depende do fôlego que seu escritório tem atualmente.

Claro que o investimento em um software, equipe contábil própria ou terceira, pode exigir investimento planejado para o escritório, mas vale orçar e ver se é interessante aliar um software que contemple a financeira.

Caso queira se aprofundar nessa questão financeira para o seu escritório ou para seu conhecimento, vale investir tempo no aprendizado de algum curso de gestão financeira para escritório de advocacia.

Na Bomtrato Academy é possível encontrar esse tipo de conhecimento, de forma gratuita, e no seu tempo.

honorários advocatícios

A cessão de crédito como forma de antecipar os honorários advocatícios

Além de conseguir organizar as informações de maneira mais controlada, tanto separando a conta do escritório, como tendo o apoio da tecnologia para isso, o advogado ainda pode buscar alternativas que consigam dar uma injeção no caixa do escritório, possibilitando investimentos de curto e médio prazo.

Antecipação de honorários advocatícios

Uma alternativa viável para o advogado é a antecipação de seus honorários, com todo o respaldo jurídico da Constituição Federal, art. 100.

Aqui na Bomtrato, atuamos de forma transparente na compra de processos judiciais, conseguindo entregar ao reclamante a melhor oferta do mercado por meio do cálculo de tempo na disputa processual e as variáveis da ação, assumindo todos os riscos do processo após a cessão, até mesmo de derrota.

O advogado também é beneficiado com a cessão de crédito, por conta de ter os seus honorários adiantados, dando possibilidade de aliviar o fluxo de caixa do escritório para 2022, considerando ainda a instabilidade devido à pandemia.

Você, advogado, optando por antecipar seus honorários, faça seu cadastro para entendermos o seu perfil e terá o retorno de nossos especialistas.

2 respostas

    1. Olá, Katia. Tudo bem? Para antecipar seus créditos trabalhistas, o primeiro passo é preencher o nosso formulário: https://bomtrato.com/analise/. Após o cadastro, você receberá uma confirmação por e-mail e informações sobre o prazo que o nosso time leva para analisar o seu crédito. Feita a análise, você receberá a resposta em seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas Redes Sociais

Categorias

Posts Recentes

Cadastre-se em nossa newsletter.