3 dicas de como investir o dinheiro do seu processo

como investir meu dinheiro

Antes de sair gastando tudo por aí, a melhor opção é se planejar. Mais do que isso, é preciso encontrar maneiras de dobrar o valor que conquistou na Justiça. Vivemos uma tendência no Brasil, parece que a onda do investimento pegou muita gente de jeito. Mas existem aqueles que se questionam: “como investir meu dinheiro?”.

“Depois da tempestade vem a bonança”. Essa frase traduz muito bem um processo trabalhista, pois você tem que brigar por seus direitos e, se tudo der certo, no fim vai ter o dinheiro que tanto mereceu. 

Independente de estar esperando receber uma indenização de uma ação trabalhista ou se já sabe como realizar o adiantamento de recebíveis, a partir da cessão de crédito, você precisa se planejar. Se você precisa de ajuda nisso, já fizemos um post para te ajudar a ter um bom planejamento aqui.

O dinheiro de um crédito judicial trabalhista é uma bolada que parece resolver a vida das pessoas, mas se não usá-lo da maneira certa, ele escapa das suas mãos num piscar de olhos. Por isso, estude e saiba com antecedência exatamente o que fazer com o que receber.

Siga alguns passos: segure a emoção, pague suas dívidas e invista! 

Mas ok, a pergunta ainda ecoa na sua cabeça: Como investir?

Como investir meu dinheiro?

Não tem fórmula milagrosa, mas existe organização. Se já recebeu seu dinheiro do processo trabalhista, agora faça uma faxina pesada nas finanças, quite suas dívidas e liste todos os objetivos que tiver para os próximos anos. 

É importante lembrar das grandes e pequenas coisas, de planos de curto, médio e longo prazos. Isso é fundamental porque torna o investimento mais palpável e será uma bússola para te guiar.

Tenha uma conta na corretora de valores

Depois de entender o que você tem em mãos e onde quer chegar, abra uma conta em uma corretora de valores. Anote aí: poupança não é investimento, pois tem uma rentabilidade baixíssima.

As corretoras têm uma carteira vasta de tipos de investimentos que vão te ajudar, de acordo com o seu perfil de investidor, a conquistar seus objetivos mais rápido!

Um dos investimentos mais seguros e usados hoje em dia é o Tesouro Direto e no site deles tem um monte de corretoras que permitem esse tipo de investimento, com a relação de taxas (ou não) e se permite aplicação programada. Consulte a que mais lhe agradar e abra a sua conta. 

Saiba qual é o seu perfil de investidor

A maioria das corretoras de valores tem um teste de suitability. Isso é uma maneira de descobrir seu perfil de investidor. Ele mostra se você é um tipo:

  • Conservador, que seria um investidor com recursos limitados e que não pode perder um centavo de seu dinheiro, portanto, quer um investimento livre de riscos.
  • Moderado, aquele que aceita se arriscar um pouquinho para ter um rendimento um pouco mais alto.
  • Arrojado, já este está mesmo disposto a correr riscos para ter uma rentabilidade alta nos investimentos. 

Diante do resultado do teste, a própria corretora poderá te indicar o tipo de investimento que vai fazer a sua alegria. Mas para isso, responda o teste com sinceridade! Assim, vai tomar decisões assertivas com o dinheiro que recebeu no processo trabalhista.

Investir em ações é uma via de mão dupla. Quanto maior a chance de você perder dinheiro, mais dinheiro você pode ganhar se der certo. Por isso, ser arrojado e fazer investimentos de alto risco não é aconselhável se você ainda estiver dando seus primeiros passos.

Dê o primeiro passo rumo aos rendimentos

Olha, não tem como, o primeiro passo é complicado mesmo. Abrir uma conta na corretora é fichinha, principalmente se não tem taxa. Agora, abrir a carteira e depositar seus sonhos em um investimento, é difícil.

Mas comece! Encontre, dentro do seu perfil de investidor, um investimento teste, de baixo valor. Pode ser apenas 30 reais no Tesouro Direto, que tem risco baixíssimo, ou um fundo imobiliário de 10 reais.

Avalie com calma e invista o mínimo possível. Mas dê o primeiro passo e aprenda a tomar conta do que é seu, para depois investir cada vez mais.

A lista de objetivos que criou, será seu guia nessa caminhada. Com metas, você terá um norte para escolher os melhores investimentos e, assim, quem vai trabalhar para você será o seu dinheiro.

Para que seja algo mais concreto e fácil de controlar, estipule prazos, valores e os motivo de cada objetivo que deseja alcançar. Eles te ajudarão a entender por quanto tempo o investimento vai precisar ficar guardadinho até render o suficiente para conquistar o que deseja.

E então, investir não parece uma possibilidade distante agora, não é? 

Acredite, se você ainda espera pelo pagamento de sua ação trabalhista, adiantar os recebíveis também é mais simples do que pode parecer. Basta conversar com nossa equipe e esse planejamento financeiro e start nos investimentos pode começar mais cedo do que imagina. 

Se você conhece alguém que não quer esperar para receber o valor do processo trabalhista, indique a Bomtrato.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas Redes Sociais

Categorias

Posts Recentes

Cadastre-se em nossa newsletter.