fbpx

Como Consultar Processo Trabalhista: Passo a Passo

mulher consultando processo trabalhista

A Revolução Tecnológica é uma realidade cada vez mais presente. Com isso, os processos na Justiça Brasileira estão sendo digitalizados para facilitar consultas e julgamentos. Assim, se você tem um processo trabalhista em andamento e quer saber como consultar o seu processo trabalhista , saiba que há outra alternativa além de ligar para o advogado sempre que estiver curioso ou quiser acompanhar o andamento de sua ação.

É importante ressaltar que todo brasileiro tem o direito de saber o andamento de uma causa, já que o processo, em regra, é público. Para isso, é possível usar os sites do Tribunal Superior do Trabalho (TST) (caso seu processo já esteja em apreciação por essa Corte), do Tribunal Regional do Trabalho que está julgando seu processo, ou mesmo o Sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), caso seu processo já seja eletrônico. Neste texto, nós te daremos o passo a passo para fazer essa consulta.

Quem julga um processo trabalhista?

Antes do passo a passo para consultar um processo trabalhista, é importante que você saiba sobre os órgãos da Justiça do Trabalho, pois são eles que irão julgar todo o processo.

O órgão do Poder Judiciário responsável por julgar ações trabalhistas e também realizar as conciliações, abraçando causas dos trabalhadores e empresas, é a Justiça do Trabalho (JT). A JT é composta pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Existem algumas etapas até que um processo trabalhista seja julgado. Primeiro, os processos são julgados pelas Varas do Trabalho, que estão localizadas nas capitais dos Estados brasileiros e também na maioria das cidades do interior. Elas fazem o julgamento da primeira instância de um processo trabalhista que, após,  deverá ser encaminhado para a segunda instância no TRT, e depois, se for o caso, para o TST.

Você pode obter mais informações sobre todos os Tribunais do Brasil no site do Tribunal Superior do Trabalho, clicando no campo “Justiça do Trabalho – TRT“. Vale frisar  que mesmo com a possibilidade de você consultar seu processo em andamento, o seu advogado permanece com a obrigação de tirar suas dúvidas e mantê-lo sempre informado.

O que é preciso para consultar ?

Para consultar um processo trabalhista pela internet, você precisa saber em qual  região o processo está em andamento,  e assim  acessar o site do TRT (em São Paulo, por exemplo, é o TRT-2ª região), correspondente e saber se o processo em questão é físico ou digital. Você também precisa ter em mãos o número do processo para que você possa fazer a busca no site.

Como consultar processo trabalhista na prática?

O exemplo a seguir é de uma consulta de processo trabalhista no Estado de São Paulo, ou seja, no site do TRT – 2ª região. Atenção para o passo a passo:

1º passo: vá até o menu superior do site, clique em Serviços e depois em Consulta Processual.

2º passo: na próxima tela, você verá algumas opções de consulta. Você deve clicar em Consulta de Processos e escolher a opção Consulta Processual PJE.

3º passo: aqui você deve informar o número do processo e clicar na lupa ao lado. Assim, você poderá ter acesso a todos os dados do processo trabalhista, seu andamento, Vara de tramitação, além de todas as informações jurídicas necessárias para se manter informado.

Meu processo trabalhista não é digital, e agora?

Existe a possibilidade do seu processo trabalhista não ser digital, assim, a consulta difere um pouco. É preciso perguntar ao  seu advogado em qual instância o processo está. A partir disso, a consulta poderá ser feita de duas maneiras:

Consulta Processual em 1ª Instância: um único juiz é o responsável pelo julgamento do processo.

Consulta Processual em 2ª Instância: quando acontece uma revisão das decisões do julgamento em 1ª instância.

Como fazer a consulta de processos físicos

1ª etapa: igual ao primeiro passo do processo digital, entre no site do TRT da região do seu processo trabalhista. Vá até o menu superior do site e clique em Serviços e depois em Consultas Processuais.

2ª etapa: na próxima tela, entre as opções de consulta, escolha 1ª Instância – processos físicos.

3ª etapa: informe o número do seu processo. É preciso validar a informação clicando em “Não sou um robô” e responder a pergunta sugerida, esse é um procedimento de segurança.

4ª etapa: depois da validação é possível encontrar as informações do processo, contudo, aqui os dados são mais limitados.

Para os processos trabalhistas de 2ª instância, o processo é o mesmo. Basta clicar, na 2ª etapa, na opção “2ª Instância – processos físicos”.

Continue em nosso blog para mais materiais que possam te auxiliar e entender melhor sobre o assunto.

Uma resposta

  1. No tarde e muito grata pela atenção que me foi dispensada.Entretanto, não tive como informar no site que os meus processos são Previdenciárias. Porém, não consigo contato com meu advogada. Mais uma vez muito
    grata pelos esclarecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos nas Redes Sociais

Categorias

Posts Recentes

Cadastre-se em nossa newsletter.