5 dicas de como advogados podem ser produtivos no home office

Em época de isolamento social, o home office se faz necessário e exige uma adaptação de todos os profissionais, com advogados não seria diferente. Ainda bem que estamos vivendo também um enorme avanço tecnológico, que fez com que diversos setores conseguissem atuar remotamente. Mas como ser produtivo no home office?

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em novembro de 2020, 9% dos 80 milhões de trabalhadores brasileiros exerciam suas funções remotamente. Eles concentraram 17% do total de rendimentos do trabalho, somando 32 bilhões de reais em remuneração.

Muitos desses trabalhadores podem ter descoberto como ser produtivo no home office e, inclusive, se adaptaram bastante a esse sistema. Afinal, 70% dos brasileiros gostariam de continuar trabalhando em casa, de acordo com pesquisa na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, divulgada em julho de 2020, após quatro meses de “teste”.

Quem diria, não é? Parecia um sonho distante, trabalhar de casa, facilitar a rotina e diminuir custos, como transporte e alimentação, por exemplo. Essas são algumas vantagens, mas existem desafios. Como manter a produtividade no home office, é um deles. Aqui vão algumas dicas:

  • Mantenha o foco

Evitar a dispersão é um grande desafio trabalhando dentro de casa e precisar entregar todos os prazos. Cansaço e desorganização atrapalham esse processo. Ter disciplina fará com que você passe facilmente pelos obstáculos do dia a dia. Não durma tarde e estimule horários de descanso, almoço e fim do expediente. Deixar o celular em modo avião até finalizar uma tarefa urgente pode ajudar bastante!

  • Invista no seu ambiente de trabalho

Advogar em casa significa passar muito tempo sentado e vidrado no computador. Portanto, ser produtivo no home office está diretamente ligado ao conforto. Ergonometria faz diferença! Investir em uma boa cadeira, mesa adequada e iluminação são as chaves para manter um trabalho de qualidade.

  • Tenha uma rotina

Se atuar em um escritório de advocacia exige uma rotina, em casa não pode ser diferente. Atendimento ao cliente à distância, atualização de processos, audiências online…tudo isso demanda tempo e exige organização. Tenha hábitos e não largue a agenda. Garanta que seus compromissos serão cumpridos e você vai descobrir como ser produtivo no home office, sem deixar a peteca cair!

  • Tecnologia a seu favor

Ser produtivo no home office e crescer, cada vez mais, é utilizar ferramentas de gestão. Atuar na advocacia determina uma organização e para facilitar as atividades rotineiras, use tecnologias que sejam úteis. Existem no mercado softwares de gestão jurídica, financeira e de clientes, além de armazenamento em nuvem. Tudo isso com a máxima segurança jurídica e diretrizes exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

  • Vida pessoal versus profissional

Não vai ter jeito, saber como ser produtivo no home office envolve conciliar a sua vida pessoal com a profissional. Fazer o almoço ou pagar a conta de luz, está ligado a enviar um contrato e tirar dúvidas de clientes. Uma atividade não pode atrapalhar a outra, da mesma forma que o jantar com a família não deve ser adiado por conta de uma pilha de demandas a entregar. Equilíbrio é tudo. Saúde mental afeta a produtividade!

Gostou das nossas dicas? Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossos IGTVS, toda semana trazemos informações de qualidade para a gestão financeira do seu escritório de advocacia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *